terça-feira, 2 de agosto de 2016

O Campus São Paulo do Potengi realiza a sua II SEMADEC com uma logomarca que chama a atenção do público

Por Wíliton Martins, repórter do InFoRmaNdo*

Corpo, cultura e movimento: ressignificando saberes, esse é o tema da II Semana de Artes, Desporto e Cultura (SEMADEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus São Paulo do Potengi. Através dessa temática, pretendemos exaltar a arte, a cultura e o desporto de modo que os participantes atribuam um novo significado a essas expressões, que, na verdade, são práticas socioeducativas fundamentais em escolas formadoras de sujeitos humanos e críticos.
Com pouco mais de dois anos de atividades acadêmicas em solo potengiense, o Instituto já conta com significantes realizações além da I SEMADEC, I Semana da Matemática (SEMAT) e I Semana de Artes e Cultura (SAC), a enfatizar as produções científicas, elaboradas e defendidas por estudantes e professores em congressos como o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) e o Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC), e as medalhas de ouro e prata obtidas em Olimpíadas de Matemática, Química e Física.
         Tendo em vista os poucos dias para o início da II SEMADEC, entrevistamos na última quarta-feira, 27 de julho de 2016, a idealizadora do logotipo que vai representar o evento, a professora de Língua Portuguesa e Mestre em Linguística Aplicada, Julianny de Lima Dantas, com a intenção de sabermos como surgiu a ideia e como se deu o processo de criação do bem recebido símbolo, que ilustramos a seguir:

Logomarca da segunda edição da SEMADEC

Simpática e receptiva, Julianny nos disse que a principal inspiração foi a própria logo do IFRN. No entanto, pensou “numa forma de diluir as figuras retas e uniformes da logo original e dar um aspecto menos regular, inserindo ícones e silhuetas variadas e que representassem a diversidade de saberes integrados” pelo evento. E afirmou que “as principais imagens que compõem o ‘s’ são, justamente, silhuetas de corpos em movimento (tema dessa edição do evento), cercados por ícones representativos de várias áreas do conhecimento e do próprio cotidiano dos estudantes”.
Alguns curiosos acreditam que se o logotipo é uma espécie de síntese das vivências dos alunos no Campus São Paulo do Potengi, ele denota, com sucesso, para o público externo, que a Instituição é uma incentivadora das diversas atividades intelectuais. No fim da entrevista, a professora nos revelou que a sua ideia surgiu à noite e que pela manhã colocou o conteúdo no computador. “Depois de uma manhã e um pedaço de tarde, apresentei a logo para os colegas e todos gostaram do resultado”.


               Professora Julianny, criadora do símbolo representante do evento.

            Finalizando a matéria, a II Semana de Artes, Desporto e Cultura (SEMADEC) do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, ocorrerá entre os dias 15 e 19 de agosto e será aberta a comunidade externa. Contará com grupos de dança, banda, mostras de teatro, mostras de cursos, musicais, jogos, minicurso de bateria, cinema, show de talentos, bate-papo literário, dentre outras atividades. Não vai perder, hein? Venha, participe e permita-se ressignificar os saberes. Com muita certeza, você não vai se arrepender!


*InFoRmaNdo é um projeto de extensão formado por estudantes do Campus São Paulo do Potengi.

Um comentário:

  1. Logo linda de um evento tão esperado. Não podemos perder!!!

    ResponderExcluir