quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A II SEMADEC tem literatura! Não perca o encontro de escritores!

Por Aroldo Pereira, Augusto Enderson e Kéfora Medeiros, ambos do InFoRmaNdo

No dia 19 de agosto, às 09 horas, receberemos no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus São Paulo do Potengi, como parte integrante da II Semana de Artes, Desporto e Cultura (II SEMADEC), o cordelista potiguar Jadson Lima, juntamente com outro convidado, Edcarlos, ex-aluno do IFRN – Campus Caicó, para um bate-papo literário.

Autor de diversos títulos de cordéis, Jadson Lima reside em Bom Jesus/RN e faz parte da UNICODERN (União dos Cordelistas do Rio Grande do Norte). Além de cordelista, ele abrange universos como os da composição e da percussão, além de, é claro, manter grande renome como poeta.


Jadson Henrique de Lima é poeta, declamador, compositor, cantor e percussionista. Natural da cidade de Natal/RN, mas reside na cidade de Bom Jesus/RN desde a sua infância. Considera-se um amante da boa música e da poesia, especialmente a Literatura de Cordel. A trajetória poética teve início por meio dos seus familiares, dentre os quais merece destaque o seu Irmão do meio Jonas Amadeu, que atuou como ponte pra guiar o poeta na criação, mais tarde, de vários folhetos. Adotou como instrumento pioneiro o pandeiro. Já imerso em uma atmosfera musical ligada ao gênero forró, posteriormente, passou a tocar zabumba. A apresentação poética de Jadson Lima pode ser resumida em uma das estrofes do cordel de sua autoria, intitulado "sou das terras potiguares" onde o poeta destaca seus Mestres Potiguares:

Sou das terras potiguares

Sou Elino Julião
Eu sou fruto da raiz
Do poeta Fabião
Eu sou Chico Daniel
Sou Saldanha no Cordel
Sou Cascudo meu irmão.


Edcarlos Medeiros Soares, nasceu em Caicó, no dia 01 de novembro de 1978. É poeta cordelista e declamador, formou-se técnico em Edificações pelo IFRN/Campus Caicó, atualmente é graduando do curso de Filosofia na UERN/Campus Caicó e exerce a função de diretor do departamento cultural na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, na Prefeitura Municipal de Caicó. Tem vários trabalhos publicados e dois CDs lançados: "Poetizando o Sertão" (2014) e "Retalho de Cordel" (2016), ambos em parceria com o também poeta José Fernandes. Recentemente (junho/2016) conquistou o 1° lugar na categoria poesia popular no "XX Concurso Poético de São João do Sabugi/RN". O tema sugerido pelos organizadores do concurso foi, "90 Anos da Filarmônica Honório Maciel". Os versos podem ser apreciados no link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário