terça-feira, 17 de maio de 2016

Qualidade de vida no trabalho volta ações para educação preventiva

“Pedra que não rola, cria limo”
A sabedoria popular há muito que estimula o homem a melhorar e evoluir, sensibilizando-o a cuidar de si e do mundo. “Entrelaçando projetos de vida: Qualidade de Vida no Trabalho” é o título do projeto que, pelo terceiro ano consecutivo, busca estimular a atividade física e o bem-estar dos terceirizados, técnicos, docentes, bolsistas e estagiários que desempenham suas atividades no Campus São Paulo do Potengi do IFRN.


Iniciativas como a prática de Ginástica Laboral têm sido implementadas como medidas que minimizem dores musculares, a fadiga por má postura, responsáveis por queda no rendimento, lesões como chamadas "doenças do trabalho" (LER - Lesões por Esforços Repetitivos e DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) o que pode levar até mesmo ao afastamento das atividades do trabalhador.

Ginástica laboral é a prática voluntária de atividade física que, realizada no próprio local de trabalho, visa melhorar a condição física do trabalhador. Com objetivo de fortalecer musculaturas exigidas durante a jornada diária de trabalho, o que a Ginástica laboral faz é tentar prevenir problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para os órgãos empregadores. Outro benefício dessa atividade é a promoção do bem-estar e a melhora nas relações interpessoais.

Realizada nas manhãs (das 7h30 às 8h) de terça, quinta e sexta, as aulas práticas de Ginástica Laboral são ministradas por Pablo Wilker, estagiário da QVT, sob orientação das professoras Ivanilda e Ligiane, docentes de Educação Física no IF/SPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário