terça-feira, 17 de maio de 2016

Olímpiada de História do Brasil: IF/SPP segue na disputa

A oitava edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB divulgou o resultado da primeira fase com ótimos dados para o Campus São Paulo do Potengi do IFRN: todas as nove equipes inscritas passaram para a segunda etapa.
A ONHB começou em 2009 e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Olímpiada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. O desafio é estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.


As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores. Pelo país afora, mais de nove mil equipes iniciaram esta 2ª etapa da ONHB, na última segunda-feira, 16 de maio, e tem até as 23h59 do próximo dia 21 para responder as dez questões e realizar uma tarefa.
Desde a primeira edição existe uma fase final para no mínimo de 800 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Abaixo, a lista dos participantes:

Professores orientadores
Júlio Alencar e Kleber Gavião
 
Equipes e alunos participantes no Campus SPP

Abaçaí                          Lílian de Souza Roch, Antônio Patric de Araújo e Everaldo Filho
Harpia                         Augusto Oliveira, Iasmin Ayla e Eduarda Lins
Liberdade                    Iris Mirtes, Janaira Silva e Ana Raquel Silva
Literatos                      Louisy Cruz, Caroline Cavalcanti e Wiliton Martins
Pimentas do Reino     Ana Oliveira, Luiz Araujo e Anna Fonseca
Potenji                         Ruthiane Basílio, Guilherme Maia e Gustavo Maia
Poti História               Gabriela Pessoa, Mayane Oliveira e Isabela Pessoa
Troianos3                    Thayane Gabriele, Francisco Genilson e Maria Geysiane
Tutus                            Jefferson Medeiros, Luiza Farias e Isabelle Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário