sexta-feira, 5 de junho de 2015

Delegação do Campus São Paulo do Potengi participa de Fórum Mundial

Formada por estudantes, professores, técnicos-administrativos e pelo motorista do Campus, a delegação que representou o IFRN-SPP no 3º Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica (FMEPT) partiu, ainda na manhã do dia 27 de maio, quarta-feira, rumo a Recife.

Empolgados e ansiosos, muitos alunos chegaram à sede do Instituto de São Paulo do Potengi mal havia amanhecido. Dali, esses madrugadores seguiram para São Pedro, cidade vizinha, onde outros colegas de turma aguardavam para embarcar. Em Parnamirim professores e técnicos juntaram-se ao grupo e, num misto de curiosidade e sono, partiram ao destino final, o FMEPT.

Entre exercícios vocais – coordenados por Ana Cláudia, professora da Disciplina Música – e dinâmicas de grupo (sob o comando de Elizabete Sobral, professora da Disciplina Educação Física), o trajeto até Recife transcorreu sem incidentes e foi recheada de risos e interação.
Nos arredores da capital pernambucana, o grupo instalou-se no Hotel de Trânsito da Polícia Militar daquele Estado, na cidade histórica de Olinda. Após almoço e breve descanso, a comitiva foi para o Centro de Convenções de Recife, sede do Fórum em 2015. Credenciados, os integrantes do grupo tomaram o espaço do FMEPT, percorrendo estandes, ouvindo palestras e visitando as áreas reservadas às apresentações musicais e de exposição de banner’s.

Ainda na noite do primeiro dia, os expositores Ruthiane Basílio, Daiara Teixeira e os irmãos Guilherme e Gustavo Maia, apresentaram seu trabalho de pesquisa “As Olímpiadas de Química e Física nas escolas da Região Potengi”, que, tendo chamado a atenção de muitos, trouxe o Reitor do IFRN, Professor Belchior Oliveira, para assistir à apresentação dos pesquisadores potengienses. Outra presença de destaque foi a dos professores Ednaldo Pereira e Antônia Silva, diretores-gerais dos Campi São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros, respectivamente.

Cansada, mas ainda bastante animada, após o encerramento das atividades, a delegação reuniu-se para um jantar de confraternização, quando comemoraram o sucesso do primeiro dia no Fórum.

A segunda manhã foi menos cansativa e mais cultural: a aluna Isabela Pessoa apresentou ao público seu trabalho de pesquisa – As diferenças das brincadeiras populares de décadas passadas para as brincadeiras atuais – no Fórum, os integrantes da Banda ‘VariaSons do Potengi’ ensaiaram no hotel e os demais membros da comitiva partiram rumo ao ‘Espaço Ciência’. Este, um parque aberto à visitação e com foco nas Disciplinas Química e Física, conta com experimentos interativos e monitoria especializada, numa área pública, repleta de verde e muita água.





Na tarde da quinta-feira, com algumas horas livres na programação do evento, foram todos ao Instituto Brennand, espaço no qual se concentram museus de enorme acervo (é a maior coleção de caráter particular do país) e pinacoteca com exposições itinerantes. 







Na sequência, de volta ao espaço do Fórum, foi a vez dos estudantes Paulo Araújo e Jéssica Lorrany, bolsistas do Projeto ‘Viver com Dignidade’, apresentarem seu banner. Na mesma noite, os professores Rubens e Ricardo, das disciplinas Construção Civil e Desenho técnico, respectivamente, expuseram seu trabalho, sobre acessibilidade.



Ainda na noite desse dia, houve uma atividade denominada Observatório, ocasião em que todos foram presenteados com a oportunidade de assistir à palestra que discutiu o futuro dos Institutos Federais e dos Movimentos Sociais, numa perspectiva de otimismo e utopia, culminando com a apresentação do teólogo Frei Betto, aplaudido de pé ao fim de sua fala.


Na sexta, 29/05, houve a apresentação do banner do estudante Willyam Firme, que versava sobre os cuidados com o Rio Potengi – joia da região do Campus ­e prestigiado pelo Pró-reitor Wyllys Tabosa. Por fim, a apresentação da Banda VariaSons, formada por alunos do segundo ano do integrado em Meio Ambiente e em Edificações.




O show fechou com brilhantismo e alegria contagiante a primeira participação do IFRN – Campus São Paulo do Potengi no 3º FMEPT, evento de porte internacional, que trouxe alegria e congraçamento aos membros da delegação do IF do Potengi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário