quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Campus São Paulo do Potengi do IFRN celebra aniversário com evento marcante



Os parabéns reuniu dezenas de pessoas na área de convivência do Instituto 


Irretocável. Inesquecível. Grandiosa.

Essas foram algumas das características atribuídas à programação oferecida pelo Campus São Paulo do Potengi à comunidade da região e aos convidados. Pensada por uma comissão formada por oito servidores e executada com o apoio e o envolvimento de todos os setores do instituto, a festa reuniu mais de trezentas pessoas e contou com presenças ilustres, como a do Reitor do IFRN, Professor Belchior Oliveira e da Deputada Fátima Bezerra, Senadora eleita no último pleito e apontada como maior defensora dos IF’s no estado.

Em seu discurso de boas-vindas aos presentes, o Professor Ednaldo Pereira (diretor-geral do Campus) falou sobre sonhos – como o que moveu os que pensaram sobre a vinda do IFRN para a região do Potengi – e da capacidade de cada um de tornar os sonhos uma realidade. O Professor Belchior fez um apanhado de sua trajetória pessoal, intelectual e profissional, relativizando-a aos esforços de muitos dos alunos ali presentes, enfatizando a perseverança que estes precisam ter para todos os dias chegarem ao IF/SPP.

Além de apresentações teatrais, de música, de poesia e de dança, discutiu-se o planejamento da instituição e foram expostos banners dos vários projetos de pesquisa e de extensão em andamento. Para coroar o evento, a Big Band Jerimum Jazz, da Escola de Música da UFRN iniciou o coro de parabéns, encantando a todos e encerrando a noite com um alegre repertório musical, sob o brilho e espocar dos fogos de artifício.

DIA 01

A abertura das comemorações foi feita com música. O aluno José Emerson da Silva Araújo – o popular ‘tchê-tchê-tchê’ –, do Curso Integrado em Edificações, tocou violão e encantou a plateia ao dedicar sua apresentação à namorada, estudante do Colégio São José, escola convidada para o evento. Na sequência deu-se início ao I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão da Região do Potengi (I FEPEX).

Planejado pelos coordenadores de pesquisa e de extensão – os Professores Ulisandra Ribeiro e Gllauco Smith – o FEPEX teve como objetivo discutir os caminhos trilhados pela pesquisa e pela extensão no IFRN, recebendo Pró-Reitores Régia Lúcia e José Yvan, de Extensão e Pesquisa, respectivamente. No encerramento da manhã do DIA 01, os bolsistas com projeto em andamento apresentaram seus banners aos professores convidados e a Naldinho Cassimiro, Prefeito da cidade-sede do Campus.

A tarde do primeiro dia foi dedicada às artes e a política. A primeira diretoria do Grêmio tomou posse e alunos e servidores se revezaram no palco do auditório: música, poesia e dança fizeram parte das apresentações da quinta-feira. Fechando as atividades, o professor Gllauco, da disciplina sociologia, exibiu um filme, abrindo, em seguida, a discussão sobre a obra cinematográfica.

DIA 02

O segundo dia de comemoração, a sexta-feira, também começou com música: apresentações – solo e em grupo – se seguiram durante a manhã, que terminou com a palestra sobre o planejamento do IFRN para 2015, proferida por Wyllys Tabosa, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

A tarde começou com um almoço festivo oferecido a todos os presentes. A animação musical contou com a participação do artista da casa, Beto Show. Às 14h deu-se início à solenidade oficial de aniversário. O professor Ricardo Marques, da disciplina Desenho e a aluna Amanda Lima, do Curso Integrado em Meio-ambiente, juntaram-se para tocar e cantar a canção ‘Aquarela’, de Toquinho. Na sequencia, a composição da mesa e os discursos.

Por ocasião do primeiro ano, foram produzidas algumas placas de homenagem, entregues a dez pessoas/categorias com relevantes serviços prestados à construção e desenvolvimento do Campus São Paulo do Potengi:

1 -    Belchior Oliveira, reitor do IFRN;
2 -    Francisco Mariz, assessor especial da Reitoria;
3 -    Ednaldo Pereira, 1º diretor do Campus;
4 -    Júlio Andrade, engenheiro à frente da construção;
5 -    Naldinho Cassimiro, prefeito de São Paulo do Potengi e parceiro em várias iniciativas;
6 -    Fátima Bezerra, deputada federal e senadora eleita;
7 -    Ana Márcia, diretora administrativa, representando os técnico-administrativos;
8 -    Rodrigo Vidal, diretor acadêmico, representando os professores;
9 -    Magna Souza, presidente do Grêmio, representando os estudantes; e
10 -  José Nádio (Pelé), jardineiro, representante dos terceirizados.

Após a cerimônia oficial, o público presente assistiu a diversas atrações culturais, que se dividiram entre a área de lazer e o auditório, lotando a ambos. O grupo de idosos mantido pela Secretaria de Assistência Social em São Paulo do Potengi dançou o “Boi de Reis”, levando os espectadores a uma rica expressão da cultura nordestina tradicional. De volta ao auditório, a Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN apresentou um espetáculo sobre o amor. Fechando a programação, já no fim da tarde, a orquestra ‘Big Band Jerimum Jazz’ contagiou a todos.

Emoldurados pelo belo pôr-do-sol da região do Potengi, os presentes festejaram o Campus, aniversariante ilustre.

Por fim, quando poucas pessoas ainda estavam nas instalações do prédio, a lua cheia surgiu no horizonte e coroou, com sua beleza ímpar, a noite que chegava.

Algumas imagens do evento podem ser vistas abaixo. A cobertura fotográfica completa está em nossa funpage, no Facebook.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário