Na manhã da última segunda-feira, 04 de agosto, as professoras Ulissandra, de química, e Edseisy, de geografia, capitanearam a segunda aula de campo dos estudantes dos cursos integrados do Campus São Paulo do Potengi. Dois ônibus levaram oitenta e quatro pessoas (entre estudantes, professores, técnicos e os motoristas) ao Seridó, para, em Currais Novos, visitar o Parque Temático Mina Brejuí, que concentra o Museu Mineral Mário Moacyr Porto e a mina - que explora e exporta scheelita -, e a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, uma casa nos moldes de uma fazenda do Séc. XIX, onde a história da colonização do sertão nordestino é recontada.
A primeira parada da viagem foi, já em Currais, para recebimento do lanche: kits de café da manhã foram entregues aos estudantes e demais integrantes do grupo.
Na chegada ao Parque, as turmas se dividiram nos espaços a serem visitados. Enquanto os alunos de Edificações visitavam as instalações da mina, o outro grupo, formado pelos estudantes de Meio Ambiente, conheceu o Museu Mineral. Após as explanações, os grupos se revezaram nos espaços.
Na sequência, houve a pausa para o almoço e depois visita, no centro da cidade de Currais Novos, à Fundação Cultural José Bezerra Gomes. Lá os integrantes do grupo – não só os estudantes, mas professores e técnicos – puderam saber mais sobre a formação do povo daquela região e como o gado de corte e leiteiro foi importante para a construção do modo de viver do sertanejo seridoense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário